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04/10/13

Encerramento da Linha do Tâmega: Câmara emite comunicado


Encerramento da Linha do Tâmega: Câmara emite comunicado

A propósito do encerramento da Linha do Tâmega, decidido a 24 de Março pela Secretaria de Estado dos Transportes, a Câmara Municipal de Amarante emitiu o seguinte comunicado:

 

1. A Câmara Municipal de Amarante foi surpreendida, ao início da manhã de hoje, por notícias que davam conta do encerramento da Linha do Tâmega no troço que ainda resta, entre Livração e a cidade de Amarante.

 

2. Tal surpresa resulta do inesperado da informação e também do facto de, ainda há apenas quatro dias, termos comemorados os 100 anos da chegada do comboio a Amarante, efeméride em que esteve envolvida a própria CP.

 

3. No sentido de averiguar da autenticidade da informação que estava a ser veiculada pelos media, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Dr. Armindo Abreu, questionou a Secretaria de Estado dos Transportes sobre o assunto.

 

4. A titular daquela pasta, Eng.ª. Ana Paula Vitorino, informou de diligências que havia feito no dia de ontem para contactar o Senhor Presidente da Câmara, ausente de Amarante por afazeres públicos e, por isso, não contactável.

 

5. A Senhora Secretária de Estado dos Transportes confirmou o encerramento da via, tendo informado que a decisão se deve à detecção de graves problemas de segurança, expressos num Relatório de que teve conhecimento na tarde de terça-feira, 24 de Março. Garantiu, porém, que o encerramento tem um carácter temporário e que a Linha do Tâmega será reaberta logo que sejam realizadas obras de beneficiação da via e forem solucionados os problemas detectados. Mais garantiu a Senhora Secretária de Estado dos Transportes que serão lançados, de imediato, os projectos para a reconversão da linha.

 

6. Perante esta explicação, a Câmara Municipal de Amarante não tem alternativa que não seja aceitar o encerramento temporário da Linha do Tâmega, mantendo-se atenta ao evoluir da situação e ao cumprimento das intenções anunciadas.

 

7. Uma vez mais, a Câmara Municipal de Amarante manifesta a sua disponibilidade para assumir a gestão e exploração da Linha do Tâmega no caso de a CP e a REFER virem a manifestar desinteresse por aquela via.

 

8. Entretanto, o Município está a estudar soluções alternativas de transporte que, oportunamente, serão comunicadas aos utentes da Linha do Tâmega.

 

Amarante, 25 de Março de 2009

 

Amarante não é cidade de uma só leitura. Olha-se Amarante - isto é particularmente verdade a certas horas do dia - e tem-se uma impressão muito nítida de que é o religioso que infunde carácter à cidade. Talvez a dimensão que ganha, no conjunto urbano, o monumental convento de São Gonçalo. Talvez a proximidade do rio e da serra, habitat das divindades de homens de outras eras. Talvez as duas coisas juntam. Seja o que for, a ideia que se colhe é mesmo essa: estamos num lugar que se define pelo religioso. A história não desmente esta impressão, antes a confirma.

 

 

É usual afirmar-se que a cidade de Amarante assenta a sua malha em território de três freguesias: Amarante -S. Gonçalo, Cepelos e Madalena. Actualmente, porém, é difícil definir com rigor os limites da sua área, já que o crescimento urbano determinou a ocupação de solo muito ara além das fronteiras tidas por tradicionais.

 

O que não mudou, na urbe, foi o seu Centro Histórico, recheado de património arquitectónico, onde se incluem os emblemáticos mosteiros e ponte de S. Gonçalo. Emblemáticas são também algumas das ruas do interior do Centro Histórico, como é o caso do 31 de Janeiro (Covelo), 5 de Outubro ou do Seixedo. Amarante é cidade desde 8 de Julho de 1985,rondando a sua população os 12 mil habitantes.

 

A linha está encerrada desde 25 de Março de 2009, alegadamente por questões de segurança.

Com o troço Amarante - Arco de Baúlhe encerrado, um cidadão britânico apresentou um ambicioso projecto de reabertura ao tráfego ferroviário deste troço, a custo zero para as autarquias da Terra de Basto. O projecto remetia não só para uma exploração ferroviária turística como também o regresso de um serviço regional de passageiros. O seu projecto não foi aceite.

Neste momento as autarquias de Amarante a Cabeceiras de Basto pretendem converter a via em ciclovia, estando em fase avançada o troço Amarante – Gatão.

A Linha do Tâmega foi palco de nascimento para a primeira organização civil de defesa dos direitos das populações que perderam o serviço ferroviário. A CDLT - Comissão de Defesa da Linha do Tâmega, faz ouvir a sua voz de discórdia pela situação de marasmo e alienação do património ferroviário da Linha do Tâmega desde quando ainda os comboios chegavam ao Arco de Baúlhe. Entre outras acções, promoveu um cordão humano de manifestação, e denunciou o vazamento de entulhos por parte de camiões de uma das câmaras locais para cima da via-férrea. Este último motivou uma série de mensagens de protesto de vários cidadãos no fórum da página oficial dessa câmara, mensagens rapidamente apagadas no dia a seguir.

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É certo que podemos estar perante o pior momento da Democracia pós 25 de Abril.
Mas não, nunca, deve, ou será, momento para baixar os braços.
Os maiores de ontem são os fracos de hoje, os sérios de ontem, são os corruptos de sempre, e os criminosos cada vez, mais instruídos, mais protegidos, ate as instituições já estão abandalhadas, vem dela essa justiça popular.