05/06/12

IDADE DA MENOPAUSA




A PARTIR DOS TRINTA E ALGUNS ANOS, OS NÍVEIS DE ESTROGÉNIO DA MULHER COMEÇAM A DIMINUIR, O QUE CAUSA O ENCERRAMENTO DO CICLO FÉRTIL DA VIDA, A CHAMADA MENOPAUSA.
A PARTIR DOS TRINTA E ALGUNS ANOS, OS NÍVEIS DE ESTROGÉNIO DA MULHER COMEÇAM A DIMINUIR, O QUE CAUSA O ENCERRAMENTO DO CICLO FÉRTIL DA VIDA, A CHAMADA MENOPAUSA. COM ELA VÊM OS CALORES, "AFRONTAMENTOS", AS ALTERAÇÕES DE HUMOR, E O TERROR LIGADO AO FIM DE UMA PARTE DA VIDA.
A MENOPAUSA SIGNIFICA QUE OS OVÁRIOS DEIXAM DE PRODUZIR AS HORMONAS DE ESTROGÉNIO E PROGESTERONA, E NÃO SE TRATA DE UMA DOENÇA, É APENAS UM ESTÁGIO NA VIDA DA MULHER.
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA MENOPAUSA É O FIM DA MENSTRUAÇÃO, MAS EM MUITAS MULHERES A MENOPAUSA É ANUNCIADA POR MENSTRUAÇÕES IRREGULARES, MAIS ESCASSAS OU COM GRANDES HEMORRAGIAS.
MILHARES DE MULHERES PASSAM POR ESTA ALTERAÇÃO TODOS OS ANOS, E APESAR DA MUITA INFORMAÇÃO DISPONÍVEL E DE ALGUM APOIO MÉDICO, ESTA CONTINUA A SER UMA FASE ENCARADA COM TEMOR E MESMO ALGUMA VERGONHA, EM PARTE DEVIDO AO TIPO DE EDUCAÇÃO A QUE AS MULHERES ESTÃO SUJEITAS, COMO APARELHOS REPRODUTORES. COM A MENOPAUSA TERMINA O CICLO FÉRTIL E A MULHER SENTE-SE INCOMODADA POR NÃO SER CAPAZ DE GERAR VIDA EM SI E ENCARA ESTA COMO UMA EXPERIÊNCIA TUMULTUOSA.
AS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS DESTA MUDANÇA, DEVIDO À FALTA DE PRODUÇÃO DE ESTROGÉNIO, INCLUEM UM AUMENTO DOS SINTOMAS DO SÍNDROMA PRÉ-MENSTRUAL, UM ENGROSSAMENTO DA PELE, AUMENTO DE PILOSIDADE, ALTERAÇÃO DAS FORMAS DO CORPO E POSSÍVEL AUMENTO DE PESO. A APETÊNCIA SEXUAL TAMBÉM PODE SOFRER ALGUMAS ALTERAÇÕES EM DIFERENTES ALTURAS DO CICLO DE MUDANÇA.
AS MULHERES NA CASA DOS TRINTA TÊM AINDA MAIS TENDÊNCIA PARA SOFRER DE SINTOMAS PRÉ-MENSTRUAIS QUE AS QUE SE ENCONTRAM NA CASA DOS VINTE, DEVIDO A UM DECLÍNIO DOS NÍVEIS DE ESTROGÉNIO, AS HORMONAS BÁSICAS DA MULHER. A SUA PRODUÇÃO TEM INICIO NA ADOLESCÊNCIA, QUANDO É RESPONSÁVEL PELO APARECIMENTO DOS SINAIS SEXUAIS SECUNDÁRIOS NA MULHER, E VAI ATÉ A MENOPAUSA. A FALTA DE ESTROGÉNIO CAUSA AS ONDAS DE CALOR EM CERCA DE 75 A 80 % DAS MULHERES. VÁRIOS ESTUDOS MOSTRAM QUE AS MULHERES NA MENOPAUSA TÊM MAIS HIPÓTESES DE SOFREREM ATAQUES CARDÍACOS OU DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
O ESTROGÉNIO É RESPONSÁVEL PELA FIXAÇÃO DO CÁLCIO NOS OSSOS. APÓS A MENOPAUSA, UMA GRANDE PARTE DAS MULHERES PASSA A PERDER O CÁLCIO DOS OSSOS, DOENÇA CHAMADA OSTEOPOROSE, RESPONSÁVEL POR FRATURAS E POR GRANDE PERDA NA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER.
NÃO EXISTE UMA IDADE PRÉ-DETERMINADA PARA A MENOPAUSA. GERALMENTE OCORRE ENTRE OS 45 E OS 55 ANOS, MAS PODE TER LUGAR A PARTIR DOS 40 ANOS SEM QUE ISTO SEJA UM PROBLEMA.
NÃO EXISTE TAMBÉM UMA RELAÇÃO ENTRE A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO E A IDADE DA MENOPAUSA.
SE BEM QUE EM ALGUMAS MULHERES NÃO SINTAM NADA DURANTE O PERÍODO DA MENOPAUSA, A MAIORIA PODERÁ SENTIR ALGUNS SINTOMAS, COMO ONDAS DE CALOR, QUE SE ESPALHAM POR TODO O CORPO, INUNDANDO EM SUORES, QUE TAMBÉM PODEM OCORRER DURANTE A NOITE, ACOMPANHADOS DE INSÓNIAS, A DIMINUIÇÃO DO APETITE SEXUAL E DORES DURANTE O ATO SEXUAL, EM PARTE DEVIDO A UMA SECAGEM DOS MUCOS VAGINAIS, UMA MAIOR IRRITABILIDADE, DEPRESSÕES E DIMINUIÇÃO DE ATENÇÃO E MEMÓRIA.
COM A MENOPAUSA SURGEM DOIS DOS FANTASMAS DAS MULHERES EM IDADE PÓS-MENOPÁUSICA: A OSTEOPOROSE E AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. EM RELAÇÃO À OSTEOPOROSE (DESCALCIFICAÇÃO DOS OSSOS), SABE-SE QUE AS HORMONAS TÊM UM EFEITO PROTETOR E QUANDO CHEGA A MENOPAUSA O RISCO DE FRATURAS É MUITO MAIOR, PELO QUE SE DEVE SEGUIR UMA TERAPÊUTICA HORMONAL DE SUBSTITUIÇÃO, E INGERIR MUITOS PRODUTOS LÁCTEOS, PARA EVITAR PROBLEMAS MAIS GRAVES.
A TERAPÊUTICA HORMONAL TEM O INCONVENIENTE DE ESTAR CONOTADA COM O CANCRO DA MAMA E DO ÚTERO. POR ISSO, EXIGE-SE QUE AS MULHERES QUE TOMEM ESTROGÉNIOS SEJAM VIGIADAS, DE MODO A PREVENIREM A OCORRÊNCIA DE POSSÍVEIS SITUAÇÕES MALIGNAS.
APESAR DE TODA A CARGA NEGATIVA QUE A MENOPAUSA ACARRETA, É PRECISO ENCARAR ESTA FASE APENAS COMO MAIS UM ESTÁDIO NA VIDA CHEIA DE ALTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES A QUE A VIDA DE UMA MULHER ESTÁ SUJEITA, DE FORMA SAUDÁVEL E SEM TRAUMAS.
AFINAL, A VIDA PODE MUITO BEM COMEÇAR AOS CINQUENTA.
FONTE :



Enviar um comentário