05/10/12

Origem das Palavras - PUTA

Origem das Palavras - PUTA
Dando seguimento ao texto anterior sobre o Caralho, o qual devido a sua importância teve direito a um texto exclusivo, achei oportuno trazer a analise, outras palavras consideradas muitas vezes ofensivas, e cuja origem se vermos bem tem significados diferentes.

Desta vez darei importância a palavra PUTA, por ser uma das mais conhecidas e possivelmente mais usadas no dia a dia como quem diz “Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite”:

Seguindo o dicionário Português actual, a palavra PUTA significa “prostituta, rameira, meretriz”, ou seja, sem dúvida nenhuma uma ofensa a uma mulher; Se compararmos o significado masculino “PUTO”, o dicionário de Português bastante mais “simpático”. Ora vejamos o significado de PUTO:

adj., gír.,
diz-se do homem de maus costumes, corrompido, devasso;
dissoluto;
pederasta activo;
invertido;
diz-se de qualquer ser ou objecto masculino;
adv.,
nada;
nicles;
s. m.,
garoto;
criança;
miúdo;
adolescente, jovem espigado;
espertalhão;
Coimbra, esc., gír.,
estudante que passou de caloiro e de segundista (ou semiputo);
Tip.,
aprendiz;
jovem iniciado;
Angola,
Portugal;
Moçambique,
cerveja feita de milho fermentado.
(fonte: http://www.priberam.pt/default.aspx )

Hummmmm, parece um pouco machista estas diferenças entre duas palavras tão semelhantes; Era de esperar que não houvesse diferenças entre o feminino e masculino da mesma palavra, mas há, e existe uma razão para tal;

Segundo uma das versões, PUTA era a deusa menor da agricultura na mitologia Romana. Segundo esta versão nas festas em honra desta deusa, comemorava-se a poda às árvores e durantes as festividades as sacerdotisas manifestavam-se através de bacanais sagrados em honra da deusa (esta é outra palavra que tem uma origem mitológica, mas a sua explicação ficará para uma próxima vez, mas de uma forma resumida Bacanal é o mesmo sexo).

Se analisarmos bem, PUTA é chamar deusa menor da agricultura a alguém, pois prostitutas eram as sacerdotisas que em honra desta deusa praticavam sexo, e não necessariamente a deusa PUTA.

Claro está que não aconselho que comecem agora a chamar PUTA a todas as mulheres que vêm pela frente, ou arriscam-se a terem sérios problemas, e este consultório não se responsabiliza por danos causados!
Publicada por Prot   em 23:08
Etiquetas: Origem das Palavras

Sem comentários: