05/05/13

tematicas


Resíduos e reciclagem.


Hoje em dia todas as actividades provocam grandes quantidades de resíduos poluentes de varias espécies, líquidos, sólidos gasosos etc., com graves problemas para o meio ambiente. Para fazer face a tal destruição ambiental o homem teve necessidade de tomar medidas para minimizar tais prejuízos quer ao nível ambiental, quer mesmo ao nível de recursos naturais. Uma das medidas implementadas foram o recurso á reciclagem assim cabe-nos a separação dos lixos produzidos, para que os mesmos sejam reutilizados na construção de novos materiais, e não se esgotem os recursos naturais.
Algumas empresas já se preocupam com esse grande problema, e assim sendo já se vêem empresas na área da restauração encaminhar as garrafas de vidro, de pet para as centrais de tratamento de tais lixos, a indústria da saúde também já dá alguns bons exemplos no que á reciclagem diz respeito. Aquele lixo que não serve para reciclar deve ser encaminhado para fábricas que o destrói em locais próprios para que os danos sejam minimizados reduzindo assim os malefícios causados.

Saúde, Riscos e Comportamentos saudáveis



Cada vez mais as profissões são fonte de graves problemas para a saúde dos trabalhadores, certo que umas têm mais que outras mas ninguém esta livre de sofrer um risco de saúde profissional.
Com vários estudos feitos durante anos chegou-se á conclusão que trabalhar não é tão saudável quanto parecia, e teve que se legislar no sentido de minimizarmos os efeitos provocados pelas doenças profissionais, que vão desde a perda de capacidades físicas á perda de capacidade mental.
Mas para que se minimizem tais efeitos devemos todos dar um sério contributo, assim eu tomo algumas medidas para atenuar os seus efeitos.
Uso sempre roupas adequadas ao tipo de serviço, calçado e outros acessórios de protecção laboral, não bebo bebidas alcoólicas nas horas que antecedem o horário de trabalho bem com durante o mesmo, faço visitas periódicas ao medico de família afim de controlar e prevenir quaisquer anomalia



Transformações e evoluções técnicas.

Á semelhança dos povos mais avançados cada vez mais as novas tecnologias e os respectivos equipamentos tecnológicos são usados de uma forma mais consistente
Cada vez mais as empresas se apetrecham com meios mais rápidos e mais eficazes de forma a poderem dar respostas ao nível das empresas mais competitivas, como exemplos posso falar das betoneiras que fazem as argamassas na construção civil, as balanças nas áreas comercias, os terminais de Multibanco, os computadores, os automóveis para que as matérias primas cheguem mais rapidamente aos seu pontos de transformação, os matérias acabados cheguem aos seus postos de vendas, as motos para que em certos serviços o espaço seja encurtado, pois são veículos muito rápidos, os equipamentos de controlo de qualidade, desempenham uma função que nos permite controlar os produtos e equipamentos sem grandes prejuízos ao contrario do que acontecia no principio do século que se produziam muitos produtos ate á fase final e só depois se testavam sendo muitos deles rejeitados com os custos que isso implicava.
Também nos transportes os novos equipamentos deram uma resposta cabal não só em termos de rapidez mas também em termos de quantidade.
Exemplos:
O Avião que cada vez é mais rápido, mais seguro e transporta muito mais pessoas, o metro, o comboio, que ao contrario do principio do século 19 andava a vapor demorando muito tempo e percorrer as mesmas distancias com a precariedade em que se viajava, os incêndios que provocava nos seus trajectos.
Mas de todos os meios utilizados nos dias de hoje, ao serviço da humanidade que julgo mais ter evoluído são as aeronaves designadas como os vai e vem, utilizados pela Nasa.
São o exemplo maior das grandes transformações no que aos equipamentos técnicos dizem respeito.

Saúde, Cuidados básicos


Como todo o comum dos mortais, satisfaço algumas das necessidades básicas
Tais como higiene oral, higiene corporal, barbear cortar o cabelo, cortar as unhas mudar de roupa fazer visitas periódicas aos cuidados de saúde, nomeadamente ao médico de família, fazer uma alimentação controlada, tem horas de descanso para uma boa saúde mental. Prático desporto. 

Recursos Naturais


Desde do início da humanidade, os recursos naturais são utilizados pelo homem, desde muito cedo o homem descobriu que a natureza tinha recursos naturais para satisfazer todas as suas necessidades, durante muitos séculos o homem e a natureza viveram em harmonia.
Com as descobertas, do fogo, da roda, o homem começou a ter outras necessidades e a criar novas formas de vida, recorrendo cada vez mais aos recursos oferecidos pela natureza, mas é com a revolução industrial no principio do século 19 que o homem explora os referidos recursos ao ponto de hoje muitos deles estarem praticamente esgotados, o que obrigou vários países a criar regras de utilização dos mesmos.
Estas medidas visam controlar cada vez mais a extracção do petróleo, as pescas, a floresta, para que as gerações vindouras tenham acesso aos mesmos recursos que os homens, desde alguns anos a esta parte tem vindo a por em perigo de se esgotarem.
Casos há que alguns são praticamente inexistentes, como são os casas mais flagrantes certas espécies de peixe, aves, arvores entre outros, mas o que mais preocupa é a agua que é cada vez mais escassa. O que traz serias incertezas para o planeta e o consequente mau resultado para a vida humana e isso vai comprometer o futuro

Patologias e Prevenção.



Segundo a O.M. S muitas das patologias do princípio do século voltaram a serem preocupação, nomeadamente a tuberculose que depois de ter causado milhares de mortes nos trinta, hoje em pleno século 21 já ensombra parte da população Portuguesa.
Para que a doença não tome propulsões alarmantes com aconteceu no passado o governo através do ministério da saúde esta a criar pólos dentro dos hospitais havendo mesmo um hospital praticamente vocacionado para as doenças infecto-contagiosas com prioridade para a tuberculose.
A prevenção não tem sido muito anunciada, mas esta patente nos cuidados de saúde como prova disso mesmo é o Facto de em muitos casos já é obrigatório um micro pulmonar.
Outra das medidas preventivas contra doenças do foro respiratório é o facto de em varias profissões ser obrigatório uso de mascaras.
A fiscalização é praticamente inexistente, mas felizmente já há empresas e trabalhadores com cuidados nessa área, usando mascaras, cortinas de agua chaminés filtrantes, entre outros equipamentos.

Equipamentos Profissionais

No contexto profissional, os equipamentos eléctricos tem eles também o seu espaço, utilizo diariamente o GPS que me indica os melhores percursos, mais curtos logo mais baratos, mais rápidos evitando andar enganado muitas das vezes com gastos muito elevados em combustíveis e perda de tempo, o telemóvel é hoje indiscutivelmente um instrumento de trabalho e não um artigo de luxo come se fez querer em tempos, o computador portátil esta no seio dos equipamentos cada vez mais utilizado nas lides profissionais, não só evita o transtorno de termos que transportarmos muitos documentos em papel com o transtorno que isso nos acarreta, como a perda de tempo sempre que temos de procurar um preço, uma referencia, as especificações de um determinado modelo de equipamento, a perda dos documentos, a instabilidade que nos causa quando temos que os consultar, em sítios ventosos, A via verde é outro dos equipamentos que na minha vida profissional me ajuda, atendendo aos milhares de Quilómetros que percorro diariamente, não parar em cada portagem para retirar o respectivo talão e fazer o pagamento, no final do dia são muitas horas que sobram para outros afazeres.

Na minha vida domestica.

Os equipamentos domésticos, tem uma importância muito importante, prova disso mesmo são o facto de eu no dia a dia usar com frequência alguns dos existentes no mercado.
Exemplos:
Maquina de lavar louça, que para alem de diminuir a carga de trabalho poupo agua e energia.
O frigorífico é outro dos equipamentos utilizados, permite-me conservar os alimentos em estado de conservação durante algum tempo, facilita a vida a qualquer pessoa, pois não só não temos de fazer compras diárias como não temos que recorrer aos métodos tradicionais de conservação dos alimentos no sal o que provocava graves problemas á saúde pois o sal de conservação era posteriormente absorvido pelo organismo causando os tão conhecidos (AVCs) Acidentes Vasculares Cerebrais e doenças do sistema carde-o respiratório.
A maquina de lavar roupa é também por mim utilizada, bem com o ferro de engomar, a torradeira, maquina de café, varinha magica, maquina de refrescar a água, o micro-ondas, o forno e a placa vitrocerâmica, todos eles de grande importância na vida das pessoas que trabalham tem como objectivo facilitar as tarefas em menos tempo.

Na cultura tenho também equipamentos domésticos que desempenham uma função muito especifica, como exemplo, dou o mais banal de todos, a televisão, mas o vídeo, o DVD, a Box da Tv. Cabo, a maquina fotográfica digital, o computador o telefone, o telemóvel com a Internet são indiscutivelmente meios de informação que nos permite ter conhecimento com o mundo.
 Também na minha higiene diária os equipamentos estão presentes, a escova de dentes a baterias (pilhas) o secador de cabelo, a máquina de barbear e o indispensável esquentador para que a água seja temperada de acordo com a temperatura ambiental.

 

Sem comentários: