Dínamo
Um
dínamo é uma máquina geradora de corrente contínua, utilizada geralmente em
automóveis e bicicletas.
A
primeira máquina a utilizar os fenómenos da indução para produzir correntes
contínuas foi construída a partir de 1831 pelo matemático e físico francês
André Marie Ampère.No entanto a primeira máquina contendo os elementos
essenciais dos dínamos modernos, foi fabricada em 1871 pelo inventor belga
Zénobe Gramme. As dificuldades da sua construção fazem com que atualmente se
utilize exclusivamente o dínamo criado em 1872 pelo engenheiro Hefner-Alteneck,
da Siemens.
Um
dínamo é uma máquina de indução destinada a gerar corrente contínua a partir da
transformação de uma energia mecânica em eletricidade, mediante a rotação de
uma bobine (rotor) no interior de um campo magnético criado por um íman
(indutor).
Os
dínamos são constituídos: pelo indutor (eletroíman ou íman permanente), o qual
cria o campo magnético e que é constituído por um número par de polos; pelo
induzido (tambor), que gira no interior da cavidade compreendida pelos polos e
na qual são induzidas as forças eletromagnéticas; pelo coletor e escovas, que
formam o sistema que recolhe e retifica a corrente induzida gerada pelo dínamo.
Os
dínamos são utilizados nos circuitos elétricos dos veículos onde regulam a
carga, a qual depende das necessidades da bateria, sendo acionadas pela correia
da ventoinha ou por uma engrenagem da cambota.
Atualmente
os dínamos tendem a ser substituídos pelos alternadores, que apresentam uma
série de vantagens de simplicidade, robustez, menor peso e dimensões e maior
potência.
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