PRIMEIROS SOCORROS
A IDEIA
Muitos acidentes acontecem em casa, na escola ou na comunidade. Algumas lesões são menores, outras são
graves e podem mesmo provocar a morte. As crianças são muitas vezes as primeiras pessoas que se
encontram no local dum acidente. As crianças precisam de saber como prestar primeiros socorros eficazes.
As crianças podem ensinar a outros os seus conhecimentos de primeiros socorros. Aprender primeiros
socorros é interessante e prático e fornece às crianças conhecimentos vitais e que por vezes permitem salvar
vidas.
O QUE SÃO PRIMEIROS SOCORROS?
Os primeiros socorros são o primeiro tratamento que se faz a uma pessoa após um acidente. Isto
inclui procurar auxílio médico quando necessário.
Os objectivos dos primeiros socorros são:
•
Manter a pessoa viva;
•
Ajudar a pessoa a melhorar.
Por exemplo: Um homem cortou-se na perna com um machado. O primeiro socorro seria:
•
Manter a pessoa viva: parar a grave hemorragia proveniente do corte;
•
Para ajudar a pessoa a melhorar: limpar e cobrir a ferida para evitar a infecção;
confortar o ferido e transportá-lo para o Centro de Saúde.
COMO ACTUAR NUM ACIDENTE: A ABORDAGEM SEGURA
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1.
Examinar a situação:
•
Você ou alguma outra pessoa está em perigo?
•
Qual foi a causa do acidente?
•
Quantas pessoas estão feridas?
2.
Remover o que constitui um perigo para si e para as pessoas feridas (por
exemplo, num acidente rodoviário deve pedir a alguém que interrompa ou
controle o trânsito.)
3.
Pedir a alguém que vá buscar ajuda.
4.
Examinar os ferimentos e decidir o que pode fazer para:
•
Manter a pessoa viva
•
Ajudá-la a melhorar.
5.
Comportar-se com calma e confiança e dar ânimo às pessoas feridas.
PRIORIDADES DOS PRIMEIROS SOCORROS
Em acidentes nos quais muitas pessoas ficaram feridas, devem tratar-seprimeiro as pessoas mais
gravemente feridas. Lembre-se de que nem sempre a pessoa que faz mais barulho é a mais
gravemente ferida.
A regra do PRC indica as mais importantes prioridades para salvar vidas e evitar lesões
permanentes.
P
abrir a Passagem do Ar (as vias da boca e nariz para os pulmões) e mantenha-as abertas
para permitir que a pessoa continue a respirar. Verifique se alguma coisa está a bloquear
a passagem do ar e retire-a se possível.
R
verifique a Respiração. Aproxime o seu ouvido da boca e do nariz da pessoa. Escute e
apalpe e examine o peito e o estômago para verificar se está a respirar. Se não está, faça
Respiração boca-a-boca.
C
verifique a Circulação do sangue sentindo se o coração está a bater. Se o coração não
está a bater, faça Compressão Externa do Peito que bombeia o sangue através do corpo.
Esta Ficha de Actividades não ensina os métodos de respiração boca-a-boca e
compressão externa do peito. Peça a um agente sanitário ou socorrista treinado para
ensinar estes métodos às crianças.
A POSIÇÃO DE REANIMAÇÃO
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Quando uma pessoa está inconsciente parece estar adormecida, mas você não pode acordá-la.
Quando alguém está inconsciente e a respirar bem deve ser colocadanaPosição deReanimação
para manter aberta a passagem do ar. Isto assegura que os vómitos e quaisquer outros líquidos
saiam pela boca por forma a que o ferido possa respirar facilmente. Utilize a Posição de
Reanimação se tiver que deixar a pessoa ferida para procurar ajuda.
Para colocar uma pessoa na Posição de Reanimação:
1.
Coloque os braços da pessoa ao lado do corpo.
2.
Faça rodar a pessoa para a frente.
3.
Coloque os braços e pernas como se mostra no diagrama.
4.
Assegure-se de que o queixo está para a frente, a cabeça inclinada para trás e que
a pessoa pode respirar livremente.
5.
Se a pessoa tem ossos partidos, mova-acom muito cuidado. Tenhaespecialmente
cuidado com as suas costas e pescoço. Utilize um cobertor enrolado em lugar dos
seus braços e pernas para manter o peito ligeiramenteelevado em relação ao chão.
6.
Transporte CUIDADOSAMENTE para o Centro de Saúde mais próximo.
HEMORRAGIA
As hemorragias podem ser pequenas e durarem pouco tempo ou muito graves e provocarem a
morte.
Precisamos do sangue para estarmos vivos. Os adultos têm cerca de 4 ou 5 litros de sangue no
corpo. O sangue é permanentemente bombeado (empurrado) através do corpo pelo coração. O
sangue viaja através de dois tipos de tubos chamados artérias e veias. O coração bombeia o
sangue sob pressão através do corpo pelas artérias. O sangue nas artérias é vermelho vivo e
movimenta-se com rapidez. O sangue viaja de regresso ao coração pelas veias. Quando alguém
está a sangrar duma veia, o sangue escorre (sai lentamente) e é vermelho escuro. Quando se
trata de um corte numa artéria, a pessoa perde sangue muito rapidamente. O sangue pode jorrar
ao mesmo ritmo do bater do coração. Deve agir imediatamente para travar a perda de
sangue. Uma pessoa pode morrer em três minutos devido a uma hemorragia grave.
Primeiros Socorros
1.
De imediato, aperte fortemente o corte com a sua mão ou com a mão da
pessoa ferida sobre um penso de pano limpo e NÃO PÁRE DE
COMPRIMIR! Se não tiver um pano, utilize apenas a sua mão.
2.
Sente ou deite o ferido. Erga a parte ferida acima do coração.
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3.
Se o penso ficar ensopado de sangue, NÃO o retire. Ponha outro penso
em cima do primeiro e ligue-os com um pano. Não deve estar demasiado
apertado. Você deve poder meter um dedo entre o pano e a pele.
4.
Transfira para o Centro de Saúde mais próximo.
CHOQUE
Isto acontece quando uma pessoa está gravemente ferida ou tem dores fortes. Neste estado a
pessoa está a perder sangue e líquidos do corpo. Por vezes uma pessoa fica feridaeperdesangue
por dentro do corpo sem que se veja sangue no exterior. Qualquer perda grave de sangue ou de
outros líquidos do corpo pode provocar o estado de choque. É uma situação muito grave e você
deve ser capaz de reconhecer os sinais. Quando uma pessoa está em estado de choque:
•
A pele torna-se pálida ou cinzenta;
•
A pele fica fria e pegajosa e com muito suor;
•
O bater do coração torna-se mais rápido;
•
A respiração acelera-se e é rápida e pouco profunda;
•
A pessoa pode parecer confusa.
Primeiros Socorros
Para colocar a pessoa na Posição de Choque:
1.
Deite a pessoa de costas
2.
Rode a cabeça para um lado
3.
Se possível, levante-lhe os pés
4.
Desaperte a roupa em redor do pescoço e da cintura
5.
Chame ajuda médica ou transporte a pessoa nessa posição para o Centro
de Saúde
6.
Não dê à pessoa nada para comer ou beber
7.
Se parece que a pessoa vai vomitar ou se ela ficar inconsciente, coloque-a
na posição de reanimação
NUNCA UTILIZE A POSIÇÃO DE CHOQUE
QUANDO A PESSOA ESTÁ INCONSCIENTE
REGRAS DE HIGIENE
Ao prestar primeiros socorros lembre-se das regras de higiene.
Os germes espalham doenças. Há germes à nossa volta: no ar, naágua, no solo, nacomida, nas
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fezes e no sangue. Você transporta germes. É importante impedir que os germes se espalhem.
Alguns germes podem provocar doenças muito graves. Estas regras dehigieneajudam aprotegê-
lo e a proteger a pessoa que você está a tratar.
1.
Lave ou limpe as mãos antes de auxiliar cada uma das pessoas.
2.
Cubra quaisquer cortes ou arranhões nas suas mãos para evitar que os germes se
espalhem.
3.
Lave depois as suas mãos.
PRIMEIROS SOCORROS PARA LESÕES E ACIDENTES COMUNS
FERIDAS
São lesões que cortam a pele e que permitem que o sangue se escape do corpo e que os germes
entrem nele. Se os germes ficam na ferida ela pode infectar. Quando os cortes são pequenos a
hemorragia pára rapidamente.
Primeiros Socorros
Muitas pequenas feridas curam-se se você fizer o seguinte logo após o ferimento:
1.
Lavar a ferida com água limpa (ou fervida)
2.
Lavar o interior da ferida para retirar os germes ou qualquer sujidade.
3.
Secar a área em redor da ferida.
4.
Cobrir a ferida e a área em redor dela com um penso de pano muito limpo
e segure-o com uma ligadura. Se a ferida for pequena pode aplicar um
creme antiséptico.
5.
Lave a ferida e ponha um penso limpo duas vezes por dia.
6.
Se a ferida for grave ponha um penso e uma ligadura e leve a pessoa ao
Centro de Saúde.
7.
Se a pessoa não tiver sido recentemente vacinada contra o tétano, peça ao
agente sanitário que lhe dê uma injecção contra esta doença muito grave.
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(Ver a Ficha de Actividades Vacinação.)
Objectos que ficam presos a feridas
1.
Não tente remover o objecto.
2.
Coloque uma ligadura pouco apertada sobre e em volta do objecto com
um pano limpo, assegurando-sedequeaferidaficacompletamentetapada
e protegida.
3.
Leve a pessoa ao agente sanitário. Ela poderá também precisar de uma
injecção contra o tétano.
Feridas infectadas
Quando as feridas não são mantidas limpas e secas, os germes desenvolvem-se e
provocam infecção. Uma ferida infectada é quente, vermelha, inchada e muito dolorosa.
Da ferida pode sair pus (um líquido amarelo e denso). Se isto acontecer a ferida deve ser
tapada com um penso muito limpo e a pessoa deve ir ao agente de saúde.
As feridas infectadas devem ser tratadas por um agente sanitário para serem curadas e
para evitar outras doenças.
SANGRANDO PELO NARIZ
Primeiros Socorros
1.
Dizer à pessoa ferida para se sentar e respirar através da boca.
2.
Inclinar a cabeça para a frente.
3.
Se a hemorragia não parar levar a pessoa ao Centro de Saúde.
4.
Deitar água fria sobre a cabeça.
QUEIMADURAS
As queimaduras são muito frequentes em casa. Crianças e bebés sofrem frequentemente
acidentes que resultam em queimaduras. Estas são sempre muito graves e deve-se procurar a
ajuda do agente sanitário o mais depressa possível.
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Uma queimadura é mais grave quando cobre uma área grande da pele ou quando é profunda. As
queimaduras que cobrem uma área média ou grande do corpo (isto é, por exemplo um braço)
põem a vida em perigo especialmente no caso de crianças muito novas. As queimaduras graves
(grandes) exigem atenção médica urgente porque a pessoa ferida pode entrar em choque.
Primeiros Socorros
1.
Retire a pessoa de perto da fonte de calor. Se as roupas estiverem em
chamas, envolva a pessoa num cobertor ou faça com que ela role no chão
para extinguir as chamas.
2.
Arrefeça imediatamente a área queimada utilizando muita água fria e
limpa. Pode levar até meia hora para arrefecer a área queimada. Se a
queimadura for muito grande coloque a pessoa num banho de água fria.
3.
No caso de pequenas queimaduras (inferiores ao tamanho dumamoeda
ou selo grande): conserve a área queimada limpa e seca e protege-a com
uma ligadura pouco apertada. Se a queimadura é maior do que uma
moeda grande, mostre-a ao agente sanitário. No caso de queimaduras
grandes (graves): cubra a área queimada com um pano seco e muito
limpo e procure imediatamente ajuda médica.
4.
Se necessário, faça o tratamento indicado para o choque. Se a pessoaestá
inconsciente, coloque-a na Posição de Reanimação.
Lembre-se:
•
Não quebre as bolhas
•
Não retire qualquer peça de roupa presa à área queimada
•
Não ponha gordura, óleo ou ervas na queimadura. SÓ PONHA ÁGUA
FRIA!
OSSOS PARTIDOS (FRACTURAS)
Um osso rachado ou partido chama-se uma fractura. Há dois tipos de fracturas:
•
Fractura fechada, quando não se pode ver o osso;
•
Fractura exposta, quando o osso rompeu a pele e pode ser visto;
É importante manter a parte do corpo lesionada imobilizada, numa posição fixa, para evitar
outros danos no corpo. No entanto, se a pessoa está inconsciente, deve PRIMEIRO ser colocada
na posição de reanimação.
Primeiros Socorros
1.
Se há hemorragia grave, trate primeiro deste problemaqueameaçaavida.
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2.
Se a pessoa está inconsciente coloque-a na Posição de Reanimação.
3.
Quando se trata de uma fractura exposta, cubra a ferida com um pano
limpo para evitar a infecção.
4.
Para imobilizar o osso partido:
-
Coloque um penso feito de pano macio em redor do osso partido;
-
Faça um suporte para o osso partido ligando-o a uma tala (ver
adiante) ou a uma parte forte do corpo.
5.
Procure erguer o membro ou osso partido para evitar que ele inche.
6.
Verifique se há sinais de choque e faça o respectivo tratamento se for
necessário.
7.
Procure apoio médico ou transporte a pessoa para um Centro de Saúde,
assegurando-se de que o osso partido está bem apoiado e almofadado.
Fazendo talas
As talas ajudam a imobilizar o osso partido.
1.
Uma tala é feita dum material duro e que não se dobre facilmente. Pode
ser cartão forte, muitos jornais, tiras finas de bambu, madeira, lenha, etc.
2.
Envolva a tala com tecido macio, algodão, farrapos ou pano velho.
3.
A tala deve ir para além da parte lesionada nos dois extremos.
4.
Amarre-a seguramente com tiras de pano mas não de forma tão apertada
que impeça a circulação do sangue na parte lesionada. (Nunca use fios ou
arame!)
VENENO
Muitas pessoas, especialmente crianças, ingerem venenos perigosos por engano. Há diversos
tipos de venenos que provocam diversos efeitos no corpo. Em muitos casos provocam dores no
estômago e vómitos.
Alguns dos venenos mais comuns são: Querosene e petróleo; produtos químicos para a
agricultura, incluindo DDT einsecticidas; medicamentos (dequalquer tipo quando por engano se
ingerem doses demasiadas); produtos de lavagem e limpeza; iodo; folhas e frutos venenosos.
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Primeiros Socorros
1.
Faça com que a pessoa beba bastante, por exemplo água doce ou leite.
Não lhe dê bebidas gasosas ou alcoólicas.
2.
Não procure fazer com que a pessoa vomite. Ela vai vomitar sozinha
depois de alguns minutos.
3.
Leve imediatamente ao Centro de Saúde mais próximo.
4.
Se a pessoa está inconsciente, coloque-a imediatamente na Posição de
Reanimação e não tente dar-lhe nada para beber.
MORDEDURA DE SERPENTE
Muitas serpentes não são venenosas. Por exemplo, muitos países de Africa têm mais de 100
espécies de serpentes. Não mais de 10 dessas espécies são venenosas. O Centro de Saúde pode
ter medicamentos para tratar as mordeduras de cobras venenosas.
Primeiros Socorros para mordeduras venenosas
1.
Deite a pessoa e mantenha-a calma e quieta.
2.
Evite que o veneno se espalhe mantendo imóvel a parte mordida. Tente
mantê-la mais baixa do que o coração.
3.
Lave o local da mordedura com água.
4.
Aperte ligeiramente com uma gravata ou garrote a parte superior à
mordedura para que o veneno não se espalhe pelo resto do corpo.
5.
Corte com uma lâmina para fazer sangrar.
6.
Se a pessoa fica inconsciente, coloque-a na Posição de Reanimação.
7.
Chame o agente de saúde.
8.
Procure saber o aspecto da cobra. Se possível mostre-a ao agente de
saúde.
EXAUSTÃO DEVIDO AO CALOR
Uma pessoa que trabalha e sua muito num dia quente pode ficar pálida e fraca e talvez sentir-se
tonta. A pele fica fria e húmida. O pulso é rápido e fraco. A pessoa pode sentir-se confusa. Isto
é provocado pela desidratação. É uma situação muito grave.
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Primeiros Socorros
1.
Deite a pessoa num local fresco e levante-lhe os pés.
2.
Faça a pessoa beber muito. O soro oral é a melhor bebida a dar-lhe.
3.
Se a pessoa está inconsciente coloque-a na Posição de Reanimação e não
lhe dê de beber.
INSOLAÇÃO
A insolação é provocada quando a temperatura do corpo sobe perigosamente. Isto pode
acontecer quando o tempo está muito quente. A pele fica quente e seca. A pessoa tem umafebre
muito alta e pode ficar inconsciente.
Primeiros Socorros
1.
Faça imediatamente baixar a temperatura do corpo:
-
Transportando a pessoa para um lugar fresco
-
Banhe a pessoa com água fria ou com um pano húmido e agite o
ar à volta dela com algo que sirva de leque até que a febre desça
2.
Leve para o Centro de Saúde imediatamente
Utilize o mesmo tratamento para febres
ACTIVIDADES
Fazendo uma "bolsa" de Primeiros Socorros
Muitas vezes as pessoas pensam que não podem prestar primeiros socorros sem terem um
equipamento especial de primeiros socorros. Isto não é verdade. É sempre possível
prestar primeiros socorros utilizando as coisas que encontramos à nossa volta.
No entanto, é bom ter uma "bolsa" de primeiros socorros preparado na escola ou na
comunidade. Isto pode fazer-se facilmente e sem grandes custos.
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A "Bolsa" Básica de Primeiros Socorros
12 ligaduras triangulares *
creme antiséptico
alfinetes de ama
algodão
1 lanterna
adesivo
1 termómetro
*
feitas de um metro quadrado de pano limpo
cortado ao meio
Para fazer as ligaduras as crianças podem ferver o pano, secá-lo pendurando-o ao sol e
embrulhá-lo em papel limpo. Podem fazer pensos envolvendo algodão em pano para
fazer uma compressa e depois cozendo estas a tiras de pano. A "bolsa" de primeiros
socorros deve ser colocada num lugar limpo e fechado.
As crianças podem discutir como usar este equipamento e praticar todos os tratamentos
de primeiros socorros que aprenderam. Por exemplo, dequantas formas sepodem usar as
ligaduras triangulares? Para fazer compressas para travar hemorragias, para ligar uma
tala a um osso partido, para fazer uma ligadura para uma ferida... emuitas, muitas outras.
Aprendizagem Prática de Primeiros Socorros
É muito importante que as crianças pratiquem muitas vezes os diversos tratamentos de
primeiros socorros para que se sintam confiantes e saibam o que fazer no caso de um
acidente real. Torne esta prática o mais realista possível, utilizando equipamento de
primeiros socorros e, talvez, tinta vermelha para imitar sangue.
Ao aprender Primeiros Socorros as crianças podem:
•
Ver alguém demonstrar um por um os diversos tratamentos de primeiros
socorros e praticar cada um deles por sua vez com os seus amigos.
•
Encenar diversos acidentes e prestar primeiros socorros. Outras
crianças podem dizer se fizeram o tratamento correcto. Por exemplo,
podem fingir que caíram duma árvore e partiram uma perna; que
cortaram o braço com uma faca; que ficaram inconscientes porque
foram atingidos por um coco que caiu; que se queimaram com água a
ferver; etc.
•
Discutir quando devem usar a Posição de Choque e quando devem usar a
Posição de Reanimação. Podem encenar exemplos de cada uma.
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•
Aprender a sentir a pulsação (bater do coração):
-
coloque ligeiramente as pontas dos dedos na parte de dentro do
pulso abaixo do polegar e mova-os até sentir a pulsação. A
pulsação é o sangue a ser bombeado pelo coração através do
corpo.
-
coloque o polegar e os dedos suavemente em volta da garganta
depois afaste o polegar e sinta a pulsação através dos dedos.
•
Contar quantas batidas do coração têm por minuto. Podem correr à
volta dum campo e depois sentir a pulsação. O que aconteceu? Podem
sentir e contar as pulsações dos seus amigos e adultos. As crianças
podem fazer um gráfico mostrando os resultados.
•
Discutir que quantidade de sangue os adultos e as crianças têm no
corpo. Uma adulto tem cerca de 4 litros de sangue no corpo. As crianças
pequenas têm evidentemente menos sangue e por isso as hemorragias
nelas são mais graves (por exemplo uma criançade10 anos ealturamédia
tem cerca de 3 litros). As crianças podem medir 4 litros de água para
visualizar essa quantidade. Se possível, misture na água alguma tinta
vermelha para que se pareça mais com sangue. Quando umapessoaperde
mais de meio litro de sangue está em perigo. Entornar meio litro de água
avermelhada no chão para ver o tamanho da poça que faz.
•
Escutar a história de Violeta e Miguel e discutir as regras dos primeiros
socorros.
UMA HISTóRIA
Um dia Miguel e a sua irmã mais nova Violeta iam para a escola e Violeta caiu e
cortou o braço num pedaço de metal afiado. O corte era fundo e escorria dele
muito sangue. Miguel agiu imediatamente. Ele comprimiu a ferida no braço da
pequena Violeta com toda a força que tinha e levantou-o acima da cabeça dela.
Pediu a alguém que fosse chamar o agente de saúde. Pediu a um amigo que lhe
trouxesse dois panos limpos e pediu-lhe que transformasse um deles num penso.
Ele colocou o penso no braço ligando-o apertadamente com o outro pano. Ele
sabia que a situação era muito perigosa porque o corte era fundo e escorria
rapidamente um sangue vermelho vivo. Ele agiu rapidamente para parar a saída
do sangue.
Violeta estava muito pálida. Miguel mediu a sua pulsação e viu que era muito
rápida. A respiração dela era também muito rápida e pouco profunda. Miguel
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sabia que ela estava em estado de choque. Enquanto esperavam, Miguel fez
Violeta deitar-se com as pernas levantadas e com o braço ferido bem acima da
cabeça. Ao chegar, o agente de saúde disse-lhe: "Fizeste bem, Miguel! Salvaste
a vida de Violeta. Fizeste parar a hemorragia e trataste-a do estado de choque".
•
Inventar outras histórias para demonstar a utilização dos primeiros
socorros em diversas situações. Recordar as regras sobre a Abordagem
Segura, as Prioridades dos Primeiros Socorros e Higiene. Mais tarde
as crianças podem dramatizar estas histórias. As histórias podem ser
sobre:
•
O dia em que a minha irmã mais nova queimou a mão
•
Três acidentes no dia da grande tempestade
•
Quando o bebé Arsenio bebeu petróleo
•
Praticar a limpeza de feridas, lavando para remover os germes e a
sujidade do centro da ferida. Coloque uma gota de tinta numa placa.
Tente remover a tinta limpando do centro para fora. Lembre-se dedobrar
o pano de modo a ter uma superfície limpa de cada vez que esfrega a
tinta. Deve-se conseguir limpar completamente a placa!
•
Pense nos ossos do corpo que se podem partir e em formas de apoiar
esses ossos. As crianças podem recolher materiais para fazer talas e
praticar fazendo e ligando talas com os seus amigos.
•
Faça uma maca. Uma maca usa-se paratransportar umapessoaferidaou
doente. Faz-se normalmente com pano muito forte e duas varas
compridas. Uma maca improvisada pode fazer-se enrolando os lados de
um cobertor em dois paus fortes, ou utilizando duas camisas fortes.
•
Faça desenhos e encene peças para mostrar a diferença entre a exaustão
por calor e a insolação e as formas diferentes de as tratar.
Descobrindo mais
As crianças podem:
•
Fazer uma pesquisa para descobrir que tipos de acidentes as pessoas da
comunidade sofreram. Quantos houve? Como aconteceram? Que tipos
de primeiros socorros foram prestados? Os primeiros socorros foram
correctos? Sabem fazer melhor? Podem fazer umatabelaparamostrar os
resultados da sua pesquisa.
•
Utilizar a pesquisa para fazer uma lista de todos os acidentes que
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aconteceram na comunidade e discutir formas de prevenir esses acidentes
(ver Ficha de Actividades: Prevenção de Acidentes).
•
Descobrir o tratamento local para queimaduras e feridas e discutir com
um agente de saúde se esse tratamento é benéfico ou prejudicial.
Transmitindo Capacidades em Primeiros Socorros
As crianças podem partilhar os seus importantes conhecimentos com outras crianças,
com as suas famílias e com a comunidade de muitas formas:
•
Discutir os resultados da sua pesquisa e decidir sobre as mensagens e
sobre as formas como podem ensinar outros acerca dos primeiros
socorros.
•
Criar peças, canções, cartazes e jogos para ensinarem primeiros
socorros.
•
Elaborar um exame de primeiros socorros que elas e outras crianças
podem fazer. Se não passarem à primeira vez podem praticar e tentar
novamente. Podem dar-se distintivos especiais quando as crianças
passam o exame de primeiros socorros. Um examemais simples podeser
concebido para crianças mais novas.
•
Estabelecer um posto de primeiros socorros na escola ou na
comunidade. Devem manter a "bolsa" de primeiros socorros sempre
pronta para ser usada. Cada Socorrista pode trazer sempre consigo duas
ligaduras triangulares limpas.
•
Organizar um dia na escola ou na comunidade para transmitir
mensagens sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
SEGUIMENTO
As crianças podem procurar saber:
•
Quantas delas se lembram das regras dos primeiros socorros;
•
Quantas delas utilizaram os seus conhecimentos de primeiros socorros;
•
Quantas outras crianças e membros da família aprenderam alguma coisa sobre
primeiros socorros;
•
Se o posto de primeiros socorros está a ser conservado e utilizado.
USANDO ESTA FICHA DE ACTIVIDADES
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-
As crianças podem ajudar utilizando os seus conhecimentos sobre primeiros socorros e
transmitindo-os a outros.
-
Os professores podem incluir estas actividades nas lições de ciências, saúde e outras e
podem depois fazer o seguimento apoiando as crianças nas suas actividades deprimeiros
socorros.
-
Os dirigentes de grupos juvenis, como escuteiros e outros podem utilizar estas
actividades e introduzir exames de primeiros socorros para obtenção de distintivos.
-
Os trabalhadores de saúde podem também realizar estas actividades com crianças
porque com os tratamentos de primeiros socorros prestados por outros ajudam-nos no seu
próprio trabalho.
Esta Ficha de Actividades pode ser utilizada com as Fichas de Actividades: "Prevenindo
Acidentes" e "Segurança na Estrada
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