17/08/12

MP pede condenação de bombeiros


MP pede condenação de bombeiros
Publicado em 2005-03-16

 4 2 1
O tribunal de Amarante, marcou para 1 de Abril a leitura da sentença a dois bombeiros voluntários alegadamente implicados no roubo de uma determinada quantia de ouro e de lingerie, durante as operações de socorro a um acidente de viação, no IP4, em 2002.
Nas alegações, o Ministério Publico (MP) pediu à juiza a condenação dos dois bombeiros de Amarante o ex-comandante João Fernando Mendes, pela autoria moral de furto qualificado, e o mecânico Fausto Pereira, pela autoria material de crime de receptação.
A magistrada do MP conclui, pelo depoimento testemunhal, que "apesar" da prova produzida "ser exígua", porque "ninguém viu, ninguém presenciou" o crime, considerou que "não se deve fazer tábua rasa" do depoimento do arguido Fausto Pereira (mecânico dos bombeiros), quando afirmou que o comandante lhe entregou o ouro que teria sido encontrado no acidente. "Foi uma troca de favores", acrescentou a magistrada do MP, para quem o arguido Fausto "sabia da proveniência ilícita do ouro e só fez a denuncia mais tarde".
A defesa dos arguidos pediu a absolvição dos respectivos clientes, sacudindo a responsabilidade dos eventuais ilícitos para o "parceiro" do banco dos réus o advogado do comandante argumentou com "uma maquinação" entre o mecânico e o presidente dos bombeiros para afastar João Fernando do comando; já a defesa de Fausto Pereira refutou a responsabilidade do seu cliente no caso, porque "só um louco é que se meteria na boca do leão", disse, aludindo à denúncia do caso por parte do seu cliente.
Já a advogada da vendedora ambulante de ouro e de lingerie argumentou que os dois arguidos devem ser condenados criminalmente e solidariamente a pagar a indemnização à ofendida, Ana Santos, que reclama cerca de 12500 euros pelo valor do roubo. António Orlando


Sem comentários: