29/03/14

Ciência ao serviço do planeta e sua sustentabilidade.

Ciência ao serviço do planeta e sua sustentabilidade.

Enquanto, uns vão destruindo o que ainda resta deste nosso ponto de passagem, (O planeta) outros vão criando soluções para minimizar tais efeitos nefastos à sustentabilidade do massacrado planeta.
Tais como as descobertas de produção de energias mais limpas, materiais sintácticos para a construção de edifícios, veículos movidos a hidrogénio, comunicações por satélite reduzindo assim a utilização de milhares e milhares de toneladas de cobre, estanho, alumínio, chumbo e plástico utilizado nos cabos condutores.
Também a descoberta fibra óptica veio trazer uma enorme e mais-valia nesse sentido aumentando a qualidade de condução e transporte de energia na comunicação, reduzindo em grande escala a utilização dos materiais atrás referidos.
A industria automóvel já esta aplicar os resultados de varias descobertas cientificas, no fabrico dos automóveis, para que estes também contribuam para um melhor desempenho na missão de não poluir, com grande relevo a mais recente descoberta do motores hybridos que se movem em grande parte do tempo com energia produzida pelo motor e acumulada em baterias não poluentes reduzindo em mais de 50% as emissões de co2 para a atmosfera.
Também o catalizador, outro acessório que também ele contribui em grande medida para a redução do mesmo efeito. Este sistema já implementado a mais tempo com resultados comprovados.
O GPS outra grande descoberta no sentido de minimizar os consumos de combustíveis. Indica, percursos mais curtos, mais rápidos, mas a sua grande particularidade está no facto de nos indicar todos os locais sem enganos. Evitando andar km desnecessários.
Ao contrário do passado, hoje o homem utiliza maquinaria altamente sofisticada na construção de estradas, pontes, viadutos, caminhos de ferro, que reduz em muito tempo os percursos a realizar, também ai a tecnologia deu um forte empurrão para a redução de amissões poluidoras.
A juntar a tudo isto temos a satisfação de sabermos que no final da vida de um automóvel todos os seus acessórios são recicláveis.
Painéis solares, geradores eólicos, para produção de energias eléctricas renováveis, são também, grandes descobertas da ciência ao serviço da humanidade.

Rodrigo Oliveira
2002



     



                                                                                                             


Sem comentários: