29/03/14

Matérias fundamentais a ter em conta para um mundo melhor Ambiente:

Matérias fundamentais a ter em conta para um mundo melhor Ambiente:

 Hoje mais que nunca as preocupações com o planeta são ponto de honra na agenda de todos os governantes do mundo.
Do pólo norte ao pólo sul, da Europa industrial, à América das armas, do Japão da bomba atómica, à China dos arrozais, todos os políticos começam a mostrar uma preocupação acrescida em relação ás politicas a seguir em relação aos desperdícios com a energia eléctrica, também cada vez mais são tomadas medidas no sentido de se produzir essa mesma energia nas fontes não poluentes, como são exemplos o sol, o vento, a força das ondas do mar.
 Evitando assim os combustíveis fosseis tão degradantes quanto utilizados ao longo de décadas.
Com as descobertas das novas tecnologias é-nos possível produzir energia a custos mais baixos e monos degradantes para planeta.
Mesmo com todas estas preocupações continuamos a ver a cada dia que passa uma enorme falta de respeito por parte desses mesmos responsáveis, em cumprir e aplicar as medidas que visam salvaguardar e zelar pela saúde do mundo. A prova de todas, a mais notada é a demorada decisão em aplicar as regras aprovadas no mal amado tratado de Kioto.
Sabendo que estamos a matar o que demorou séculos a ser formado pela natureza. Pondo os lucros fáceis á frente de todas as regras, o homem mata o berço que o acolheu com a cegueira que nos caracteriza em busca do prazer desmedido ao bem-estar material e pouco ortodoxo.
Vejamos as toneladas de lixo que cada um de nos produz anualmente, os litros de agua que desmedidamente desperdiçamos nos canos de esgoto na casa de cada um de nos, as toneladas de co2 (dióxido de carbono) que emitimos para a atmosfera em troca de uns pares de minutos de conforto ao volante do nosso carro, mota, barco etc. etc.
Depois lamentamos, os Verões cada vez mais irregulares ora muito quentes ora muito frios, as chuvas torrenciais fora de época, os incêndios que de ano para ano destroem hectares e hectares de mata e floresta, os leitos dos rios ora ferozes ora sem agua, as espécies animal e vegetal a desaparecerem a cada ano que passa. Os glaciares a derreterem a velocidades alucinantes.
Mas o homem não pára, derruba milhares de árvores, na busca de lucros fáceis, produz mais carros mais potentes com as consequências nefastas para o já fragilizado planeta.
Nas cidades a iluminação pública sem controlo aparente, não é difícil ver-mos ruas inteiras praticamente desertas com candeeiros ligados em escassos 35 metros sem qualquer justificação, nos países onde a preocupação se faz sentir já há sistemas de controlo do liga um e desliga outro, ou seja de um certo tempo, em certo tempo desliga-se um candeeiro e liga-se outro, em vez de termos duas lâmpadas ligadas em 70 metros passamos a ter uma só, não só se baixa o consumo da energia com também se aumenta o tempo de duração das próprias lâmpadas, também elas fonte de poluição.
Outras das grandes pragas que efecta a saúde do planeta são:
As guerras, com as consequenciais dantescas bem conhecidas, não só pelas toneladas de minerais extraídos para o fabrico das matérias explosivas das mesmas, como as das próprias explosões, fumos, gazes, abalos etc.
Provocando fugas e deslocações de povoações inteiras, que abandonam terrenos de cultivo pondo espécies em perigo de extinção, fundamentais para o meio ambiente nessas regiões, com a agravante situação das concentrações em massa, em locais tanto pequenos quanto degradados, aumentando a fome, a miséria, a falta de condições humanas que também elas, ou melhor a falta delas põem em risco a saúdo do planeta. Veja-se o caso da Palestina no Médio Oriente, a Índia, o Afeganistão, o Iraque entre outros.
Mais uma vez a ânsia do poder, destrói, não só vidas humanas como a própria vida do planeta.
Um dos casos mais flagrantes é o que acontece no Continente Africano, onde esta tudo em causa.

Rodrigo Oliveira 
2001



Sem comentários: